terça-feira, 22 de março de 2011

Outro pediatra

Eu estava complementando as mamadas do Davi com leite formula, Nan 1, pois tivemos dificuldade no começo pra ele pegar o seio. Ai começaram os refluxos e fomos trocando de leite, orientados pela pedi e pela experiência. Até chegarmos ao Nan sem lactose. Mas mesmo assim o refluxo continuou. então decidi parar de dar complemento e dar somente o peito. Fosse como fosse. E em 4 dias ele não ganhou peso, pelo contrário, ele perdeu 70g. Então lá veio o complemento de novo.

Resolvemos leva-lo em um pedi de Umuarama, a 100km daqui. Ele é gastro infantil. Depois da avaliação, o Dr Aléssio acha que ele pode ter intolerância (ou alergia) à proteína do leite, e não da lactose. Resumindo: leite materno + Nan Soy (de soja) e mylicon. Os outros medicamentos para refluxo ele suspendeu todos (label, motilium, lisador e mylanta plus). Ahhh, e o mais dificil: a mamãe aqui não pode comer NADA que contenha leite de vaca. Isso é muito dificil, pois TUDO tem leite. Até picolé de morango, que eu achei que tinha só agua e morango, tem soro de leite. Ta realmente complicado.

Mas enfim, o refluxo diminui muito. Só que como o Nan é de soja e a soja tem muita fibra, causa muiiiiiiiiiiita cólica no Davi até o intestino dele se adaptar. E ele so tá fazendo cocô duas vezes ao dia e bem durinho. Tadinho, sofre muito pra evacuar.

Como ele se acostumou com a mamadeira, ele suga meu primeiro leite, aquela aguinha, e depois quando exige mais esforço dele pra sugar, ele desiste e chora. Minha solução foi tirar meu leite com aquela bombinha da Lilo e congelar. To fazendo um estoque e daqui pra frente vou dar só meu leite. Fiz o teste ontem e só dei meu leite quase o dia inteiro e ele não sofreu quase nada de cólica e fez mais vezes cocô, e bem mais molinho. É que meu leite quase parou de vir pq ele não mamava muito, agora eu tirando a cada 3 horas e tomando muiiiiiiiiiita agua, meu leite ta voltando e daqui uns dias não vou mais precisar tirar, o Davi vai conseguir mamar de novo! (se Deus quiser!)

E a noite quando ele tem cólica, o papai todo carinhoso pega o Davi e fica passeando com ele, cantando e conversando com ele (bem alto até), mas assim ele se acalma aos poucos. Ganhamos um saquinho com umas bolinhas que esquentamos no microondas e colocamos na barriguinha dele. Ajuda muito na hora da cólica. Também estamos dando de vez enquando a funchicória... um pouquinho dissolvida em 10 ml de agua filtrada e fervida. Ajuda muiiiiito também.

Mas é assim. As vezes as coisas não acontecem do jeito que a gente imagina e sonha. Mas apesar de tudo, meu lindo tá ganhando peso e tá cada dia mais lindo. E eu, é claro, amando meu pimpolho cada vez mais.

As teorias de como cuidar de um bebê são muito lindas, na teoria tudo funciona que é uma beleza. Mas na prática a gente tem que ser flexível. E cada bebê e cada mamãe são diferentes. E se fosse fácil, haveria um manual de instruções que venderia horrores.

Estamos sem máquina digital, mas assim que der eu posto mais fotos do meu "taleco" que nem diz a vovó...

6 comentários:

  1. Espero q o Davi melhore logo!
    Meu sling é da Nana Barriga (da p comprar pela internet) e o do Beto comprei no site www.hugmemommy.com.Br. !
    Em lojas no interior a ho difícil encontrar, mas pela internet Carla! Tem outro site c boas opções cia das mães. Pesquise esses 3 veja qual gostas mais! Beijos força aí!

    ResponderExcluir
  2. "As teorias de como cuidar de um bebê são muito lindas, na teoria tudo funciona que é uma beleza. Mas na prática a gente tem que ser flexível. E cada bebê e cada mamãe são diferentes. E se fosse fácil, haveria um manual de instruções que venderia horrores."

    Amei essa parte, já percebi isso na gravisez e me repito isso sempre pra não enlouquecer depois do nascimento.

    ResponderExcluir
  3. QUE BOM QUE ESTA DESCOBRINDO O QUE É MELHOR PARA SEU PRINCIPE...
    BJUS

    ResponderExcluir
  4. Com certeza vc tem td razão mana, em dizer que cada bebê e cada mãe são diferentes... quando seguimos algo a risca e isso nos impede de "viver os momentos" devemos repensar!!! Devemos seguir algo em que temos confiança e que faça nos sentirmos segura. Filhos não tem manual de instrução, ou um botão para apertar de liga e desliga. Cada bebê tem seus cuidados... e abençoada a mãe de um bebê que não tem cólica ou refluxo, ou ainda algo sem diagnostico, como no caso do Davi.... muitas vezes fico sem saber te orientar ou ajudar, pq com a Clara tudo foi diferente... só uma mãe que ve seu bbzinho chorando o dia todo sabe o que vc esta passando!!! Estarei sempre do seu lado... sempre te apoiando!!! Devemos agradecer a Deus pea mãe que temos, pq ela esta sendo uma benção!!! bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Amiga, concordo plenamente com vc... A gente se prepara na teoria, mas a prática é muito diferente. Acho que a flexibilidade e a paciência contam muito na hora do "vamos ver". Acho que vc está sendo ótima, aprendendo, experimentando o que é melhor pro Davi... com certeza, logo essa fase passa e as coisas melhoram... é algo tipo a gestação: o primeiro tri é mais difícil, o segundo é melhor, o terceiro melhor ainda e a partir dai, é festa. Se cuida. Bjsss

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo Carlinha: cada caso é um caso. Espero que vocês consigam se adaptar a realidade de vocês.
    Bom é saber que Davi está ficando gorducho de novo.
    Bjão,
    Mamãe Ju

    ResponderExcluir