sábado, 10 de dezembro de 2011

Cantinho pra pensar...

Ninguém imagina que vai ter um filho birrento, que gosta de aprontar, sabe assim...sabendo que não é pra fazer mas faz de propósito? Um filho que bate nos colegas, irmãos e até nos pais...raivoso, teimoso, desaforado...

Ontem tentando fazer o Davi dormir, já eram quase onze.. liguei a sky e tava passando a super nanny.. vi cenas que pra mim seriam IMPOSSÍVEIS de concertar num filho. Achei que "esse já está perdido, sem solução" e me imaginei no lugar daquela mãe. Até então, minha titude COM CERTEZA seria de perder a cabeça, ficar muito estressada, dar palmadas e brigar. Nada de exageros, mas que eu não ficaria calminha pode ter certeza.

Mas a super Nanny me surpreendeu. A conversa, explicação e demonstração do que se pode ou não fazer, seguida de cantinho pra pensar se o filho desobedecer, e sem ofende-lo ou humilha-lo na frente de outras pessoas, funciona. Pelo menos no programa da super Nanny. (gosto daquela super nanny mais gordinha sabe, pq tem outras por ai).

Davi ainda não vai pro cantinho de pensar rsrs Mas daqui uns 6 meses acho que poderá funcionar.

Primeiro ela disse que devemos explicar o que pode e não pode fazer e dar outras alternativas pra criança, porque não adianta não deixa-la pegar a plantinha da vovó ou o controle remoto se não tem brinquedo adequado pra ela.

Se a criança insistir e fizer errado, ou fizer escanda-lo no supermercado, ela recomenda que os pais falem firme com a criança, mas sem levantar a voz e sem xingar. E diz que em casa o assunto se resolverá no cantinho de pensar.

Em casa, coloca-se a criança no cantinho de pensar e diz pra ela o pq dela ficar ali.

Depois de alguns minutos, um por idade mas nunca ultrapassar 5 minutos, a mãe vai lá, explica de novo pq a criança ficou lá, e então pede pra criança pedir desculpas.

Pronto!

Se funcionar assim, maravilha!

Alguma mãe já utilizou essa técnica? Funcionou?

2 comentários:

  1. Acho q caminho é por aí! Alem da supernanny o Dr. karp tem dicas ótimas pra lidar com birras.
    A palmada pode resolver na hora, mas a criança não aprende e a cena se repete várias vezes. Usando sabedoria e compreendendo o que se passa com a criança é possível sair da situação positivamente educando de verdade.
    É nisso que eu acredito e tu sabes.
    Bjs

    ResponderExcluir