quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pequisas com gestantes e bebês

Demora anos, até décadas, para que um medicamento chegue às prateleiras das farmácias. Pesquisas são realizadas em laboratório por anos, in vitro, e depois são realizados in vivo. Na verdade são três etapas de pesquisa:
·         Pesquisa básica, na qual é feita a descoberta de um fármaco possível de combater alguma patologia.
·         Pesquisa pré clínica: os compostos que se mostraram promissores na fase anterior continuam sendo investigados. Nesta fase são checados parâmetros de segurança e de eficácia por meio de estudos de toxicidade e atividade in vitro e in vivo. Se o composto for aprovado por meio de testes em animais (normalmente camundongos), passa-se então para testes com seres humanos.
·         Pesquisa Clínica: consiste em submeter os novos compostos a ensaios clínicos para avaliar a segurança e eficácia do produto em seres humanos.
·         Farmacovigilância: o novo medicamento continua sendo avaliado, mesmo após seu registro e seu lançamento.

Esses estudos em seres humanos têm restrição de voluntários. Não se pode realizar pesquisas de medicamentos novos em mulheres gestantes, nem em período puerperal ou de amamentação, pois pode ser perigoso para o feto ou bebê.  Também não podem ser realizados em crianças menores de 2 anos, por causa do pouco desenvolvimento destas. Por isso que na bula, quase todas, vem descrito que não é permitido o uso para gestantes e crianças menores de dois anos, pois não foram realizadas pesquisas para saber se o medicamento causará ou não algum efeito sobre o feto ou bebê.
Certo que muitos medicamentos são produzidos e comercializados especialmente para gestantes e para bebês. Sim! Pois apesar de estudos não poderem ser feitos com essa classe, o uso por vários anos mostrou que tais medicamentos não foram nocivos à saúde de ambos.  Por isso existem vitaminas específicas para a mulher gestante e para bebês, como o Natelle, Materna, Ad-til, etc.
Mas cuidado! Ainda muitos medicamentos são extremamente nocivos tanto para a mãe, quanto para o feto. A exemplo dos retinóides (congêneres da vitamina A), em especial a isotretinoína, indicada para quadros graves e persistentes de acne, que provoca anomalias no sistema nervoso como hidrocefalia e retardo mental, defeitos no aparelho cardiovascular e alterações no crânio, especialmente nas orelhas. A warfarina também é inimiga da mulher gestante. Utilizada para o controle da pressão arterial e para o tratamento da trombose, pode causar aborto, defeitos no sistema nervoso e hemorragia cerebral. Ainda, dois princípios ativos contra convulsões são acusados de alterar a formação da coluna vertebral do nenê: a carbamazepina e o ácido valpróico, esse último também receitado para prevenir crises de enxaqueca. Também entram na lista dos proibidos os fármacos para tratamento de câncer, que podem prejudicar o desenvolvimento do feto como um todo porque interferem na divisão celular.

Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação do obstetra. Mesmo se for prescrito por outro especialista, o médico que acompanha a gestação deve ser informado. Este cuidado deve ser maior nos três primeiros meses, quando se formam todos os órgãos do bebê. Nessa fase, remédios são desaconselhados sem indicação médica, incluindo fitoterápicos, homeopáticos, vitaminas e florais.
Pois é, não quero assusta-las, mas nem o naturais são aconselhados. Os fitoterápicos, medicamentos à base de ervas, também oferecem riscos. A cáscara sagrada, que é um laxante natural, pode causar contrações antes do tempo, com possibilidade de aborto e parto prematuro. O guaco, com o qual se faz xarope contra tosse, oferece risco de hemorragias. A hortelã, consumida na forma de chá contra gripes e resfriados, pode causar malformações, se utilizada em altas doses. Como tempero, ela é liberada. Até uma vitamina pode fazer estragos. O excesso de vitamina A é associado a malformações. Muitas gestantes necessitam de suplementação de ácido fólico, ferro e cálcio, dentre outros nutrientes. Mas nem todos os complexos vitamínicos são adequados nessa fase da vida.
Mas coloquemos na balança: em alguns casos, a medicação se torna imprescindível porque a gestante apresenta algum distúrbio que pode trazer complicações importantes para a gravidez ou mesmo que possa colocar sua vida em perigo. Nestes casos, a falta de tratamento compromete mais a gestação do que o uso do remédio em si. Hipertensão se não for controlada, a elevação da pressão arterial da mãe ocasiona retardo no crescimento intra-uterino, parto prematuro e nascimento de bebês de baixo peso.
Não se desepere! Para algumas situações existem soluções:
Enjôos: fracione as refeições para não ficar muitas horas em jejum. Prefira alimentos gelados e evite comida gordurosa. Se não resolver, os ginecologistas, às vezes, prescrevem dimenidrinato isolado ou associado à vitamina B6 ou metoclopramida. Outra opção é a acupuntura, que dá bons resultados em casos de náuseas e vômitos e é permitida desde o começo da gestação.

Resfriados dores e febres são controladas com paracetamol, mediante prescrição médica. Os descongestionantes nasais estão proibidos, pois podem estreitar os vasos da placenta e comprometer o fluxo de sangue para o bebê. É melhor pingar nas narinas soro fisiológico ou fazer inalação só com o soro. Nada de drogas contra tosse, especialmente as que contêm codeína e formulações à base de guaco. Prefira mel com limão.
Inchaço: reduza o sal na comida, descanse com as pernas elevadas e faça exercícios físicos para ativar a circulação.
Enxaqueca: analgésicos mais fortes não são recomendados e os remédios para prevenir as crises também estão fora de questão.

O médico pode recomendar paracetamol e, como segunda opção, dipirona. A acupuntura também traz alívio. É conveniente que se verifique resistência à insulina (causa freqüente de enxaquecas) e se confirmada, poderá ser tratada.


Insônia: leite quente com mel antes de dormir pode trazer conforto.

Massagens relaxantes e acupuntura também são boas dicas.
Saúde é coisa séria!

Esse post tem algumas colinhas do mundo cibernético.
Dr.Aléssio Calil Mathias – CRM 51.096 é ginecologista e obstetra e diretor da Clínica Gênesis - http://www.clinicagenesis.com.br
Carla Maria Brandalize – CRF-PR 21.871

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Armazenamento de medicamentos

Oiii gente!!


Resolvi que meu blog também servirá de ajuda a outras mamães! Já que sou farmacêutica, posso ajudar on line também neh? Não só atras do balcão!!! hihi


Vou tentar postar sempre que possível algumas dicas sobre medicamentos e tratamentos. As vezes ficamos perdidas depois que saímos do consultório pediátrico.


Medicamentos são necessários as vezes, tanto para adultos quanto para crianças e bebês. Medicamento não faz mal se administrado de maneira correta, na dose correta e para o fim correto. Chás e receitas caseiras podem ser considerados, mas vale pesquisar muito bem antes de oferecer essas misturas ao seu filho. O que foi bom para sua vizinha, não necessariamente será bom para você. E vice-versa.

Confie em seu médico. Isso é importante e te traz segurança. Se ele te receitou um medicamento, ou para seu filho, e você ficou na dúvida, pesquise e leve essa dúvida ao seu médico. Para algumas doenças existem várias formas de tratamento que funcionam. Por isso, siga a orientação do seu médico. Por exemplo: para febre existe o Ibuprofeno (Alivium), o paracetamol (Tylenol) e a dipirona (Novalgina). Seu médico indicará o que melhor for para o seu caso. Se você não estiver satisfeita com as indicações de seu médico, procure outro. Se você não seguir as orientações de seu médico, então pra que procurá-lo? Encontre um médico que te dê segurança. Isto é fundamental para um bom tratamento e melhora do estado enfermo.

Sobre as enfermidades intantis, toda criança fica doente de vez em quando. Por isso, os pais precisam estar sempre preparados para esses pequenos contratempos. Às vezes, parece que a criança precisa de remédio para febre ou para o machucado justamente quando não temos como ir à farmácia. Uma caixinha de remédios contendo os medicamentos adequados facilita muito. Você ficará mais calma e a criança notará sua confiança. Mas cuidado, escreva sempre na embalagem para que o medicamento foi indicado e a quantidade a ser administrada. Caso outra pessoa além de você for utilizar, saberá qual e quanto utilizar. E ainda, TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS!!

Medicamentos para adultos não são adequados para crianças pequenas. Quase todos os medicamentos para bebês ou crianças baseiam-se no peso e/ou na idade. Não deixe de ler a bula e siga rigorosamente a recomendação médica. Além disso, as pessoas que tomam conta do seu filho devem saber onde esses remédios ficam guardados para poder recorrer a eles em sua ausência. Outra dica: coloque na sua caixinha de remédios o seu numero de celular, do seu marido, do seu médico e do hospital. Em caso de emergência, fica fácil localiza-los.
Dicas: não deixe medicamentos armazenados no banheiro, mesmo que dentro dos armários. A umidade pode interferir na composição do medicamento e este perder seu efeito. Também não armazene medicamentos perto do fogão, mesmo que em armários, pois a umidade e o calor também podem modificar o medicamento e inativar seu efeito. Todos os medicamentos devem ser armazenados com tampa ou lacre, sempre protegido da luz, da umidade e do contato com o ar. Antibióticos são receitados somente para o tratamento da enfermidade atual. Não reutilize antibióticos nas enfermidades que se seguirem, antes, procure um médico. Antibióticos liquidos ou reconstituídos devem ser preparados no dia do uso e armazenados na porta da geladeira. Após o término do tratamento, descarte o que restou e não reutilize para outras pessoas ou outras enfermidades.
Todos os medicamentos que restarem de um tratamento, e todos aqueles que venceram, você poderá encaminha-los para um centro de saúde, mais específico a farmácia do posto de saúde de sua cidade. NUNCA DESCARTE MEDICAMENTOS NA LIXEIRA, VASO SANITÁRIO OU NO SEU JARDIM. Essa atitude pode contaminar os lençóis de água.

As letras ficaram diferentes por que escrevi no word, mas fui eu mesmo que fiz ta? Aqui não tem ctrol C ctrol V...rsrsrs

Bjinhos

E o frio chegou...

Teve um dia que o Davi aprendeu a gritar!! Mas gritar mesmo, de dar berros. Gritava e dava risada. E não era aqueles gritinhos que dá quando vê TV não. Jesus! Achei que ficaria assim pro resto da vida!! rsrsrs... Foi divertido, mas só durou um dia!!!

Agora os gritinhos que ele dá são os normais mesmo. Falando em normal, nada está muito normal por aqui. Não sei se é o frioooo que passa por aqui ou se é a tal crise do crescimento. Mas o Dadí chora muito pra dormir e anda meio inquieto. As vezes a soneca não dura mais que dez minutos. E as vezes vai dormir tarde. Esses dias fui dormir quase 1 da manhã, por que ele chorava sem motivo, de olhinhos fechados mesmo. E ainda acordava umas duas vezes a noite. Eu achava que era fome, dava mama, mas mesmo assim ele não queria dormir e dava uma choradinha... Tudo estava indo tão bem, dormindo das 23 as 7, as vezes ate 8 da manhã (direto!!!) Achei que estava nas nuvens!!!

Mas acho que passa...só uma fase mesmo. Ou também é o frio neh! Gente, ta muito frio aqui!!!! Que que é isso!?

Essa noite ligamos o aquecedor mais ou menos uma hora antes do Davi dormir...e deixamos a porta aberta pra circular o ar, pq o aquecedor seca o ar... Ai pedi pro papai cuidar do Davi a noite até ele dormir, pq eu realmente tava cansada!! Aí o papai cuidou, e como sempre, quando o papai cuida o Dadí dorme cedo e sem chorar!! hahaha...vou colocar o papai pra cuidar toda noite!!! Dormiu era umas 22:45 e só acordou as 6 pra mamar. Fez totô, troquei a fralda, ai despertou!! Pensei: Ai meu Deus, agora que ele não dorme!! Mas eu o embalei e ele dormiu novamente.

Quando o celular do marido tocou o alarme, ele pediu se eu iria no lugar dele abrir a farmácia. Assim o marido pode dormir ate umas 8:30, quando o Dadvi acorda. Então eu vim, por isso estou com tempo pra postar. Pq nesse frio e tão cedo, só vem na farmácia que está realmente doente!!

Mas gente, o Dadí tá lindo!! Vê Tv e dá risada, mexe braços e pernas como se estivesse no 220, segura com as mãos tudo que pode....levanta o quadril quando vou troca-lo, querendo se erguer ou se virar. Ah, não dá pra deixa-lo solto no bebê desconforto (como o papai chama). Ele ergue o quadril e mexe as perninhas....quando vi ja tava quase caindo!!!

Adora brincadeiras, fazer "grandinho" e ficar em pé. Eu brinco com ele: "Tá em pé filho!? Tá em pé? Quem ta em pé cuide para que não caia!!! Ai eu sento ele e ele adoooora!!! um amor!!

Ele fica olhando a Clarinha brincar, vendo tudo que ela ta fazendo. Acho que ele ta aprendendo e só esperando poder andar pra aprontar tb!! hahaha..e a Clarinha é um amor! Tenta dar o chupeta quando o "Dadí, Dadí" ta chorando, tenta dar a mamadeira, quer dividir as bolachas com ele!! hahaha...uma figura...

sábado, 18 de junho de 2011

Luto

Estamos em luto. Ontem no começo da noite perdemos nosso querido Juliano. O titio do Davi sofreu um acidente e faleceu perto de virmond/Pr. Minha Irma esta desolada, ainda mais com sua gabizinha há há com apenas dois meses e meio. Vcs podem imaginar o sofrimento da minha Irma. Mas nem eu posso realmente saber o que se passa no coração e na mente dela. Deus esta conosco e ele êh soberano.

sábado, 11 de junho de 2011

O que o Davi está usando...rsrs

Aproveitando o embalo da Nessa do Beto, mamãe do Lucas, vou postar hoje sobre algumas dicas do que eu e o Davi usamos!! rsrs

Como eu disse no post anterior, agora estou trocando o Davi no berço, pois no trocador não cabia mais, e trocar de lado no trocador me dava medo de o Davi se virar e cair num descuido meu. No berço ta funionando muito bem, aliás ele adora ficar vendo o móbile rodando e tocando música enquanto eu troco ele. Dou muitos beijinhos e apertos nas coxinhas gotosas do meu lindo e ele adora!!! Coloca as mãozinhas na boca e dá aquela gargalhada!!!


Posso com isso gente! Coisa mais gotosa!!



Depois que o Davi saiu da RN eu comecei a usar a fralda Turma da Mônica, que eu tinha ganhado no chá. Mas comecou a dar alergia no Davi, pipocava a pele dele onde tinha a fralda. Ai passei a usar a Pampers Supersec e adorei!!! Muito leve, macia, absorve muito bem e não deu alergia. Ainda bem que tenho farmácia e troquei todas as T. da Monica por Pampers!


Lenço umidecido eu uso o da Turma da mônica, e não deu alergia. É o da Huggies. Eu adoro porque tem a tampinha abre-fecha que facilita minha vida e não fica lenço pra fora ou perdendo umidade. É muito prático.



Mas eu uso só quando saímos passear ou quando faz totô. Se faz só xixi em casa eu uso o balde de leñços da personalidade, com 400 unidades. É umidecido na medida certa e não tem perfurme forte.


Pra horinha do banho eu uso sabonete liquido da Granado Baby. É hipoalergênico, não tem perfurme forte e não irrita os olhos e a pele (que do Davi é sensível por causa da dermatite tópica que ele tem). Rende bem e é fácil passar porque é liquido. Não gostei do da Natura que ganhei por que vira uma lambança e fica gosmento. rsrs



Ai depois do banho e trocadinho, eu passo na roupinha uma colônia super gostosa, com cheirinho de bebê, da Bebê Vida - Davene. Ai sim meu príncipe fica ainda mais cheirosinho!!


A noite uso no Davi a fralda noturna da Turma da Mõnica (que não deu alergia). Só que achei meio durinha demais. Só que aguenta bem, ele usa umas 10 horas seguidas e só vazou uma vez.  Quando acabar esse pacote vou experimentar a noturna da Pampers.



Minha tia deu pra gente uma meia calça da Tigor, super linda e esquenta bem. Ainda mais aqui que tá fazendo muito frio ultimamente. Super recomendo, assim não precisa ficar colocando muitas calças. Além de ser um charme!



Por enquanto é isso!! Também não tenho muito tempo pra mim, pra ficar me "embelezando" como antes. Ainda mais trabalhando. Mesmo que o Davi fique com minha mãe e com a tia Léia o dia todo, chego em casa super cansada e ainda cuido do Davi a noite e manhã cedo quando acorda pra mamar as 6:30 - 7:00. Já pedi pro marido que quero de dia dos namo uma escova progressiva, assim só preciso me preocupar com a maquiagem (que ultimamente é só usada pra sair). rsrs

Esperi que tenham gostado das dicas e qualquer dica nova é bem-vinda!!

sábado, 4 de junho de 2011

Mamãe já está trabalhando...

Escrevi esse post segunda-feira passada, 30/05 e fiquei enrolando pra postar, esperando eu baixar umas fotos.. mas ainda nao baixei, e muita coisa mudou desde segunda. Então vou postar sem as fotos mesmo....

Sempre tive dificuldade em amamentar, desde a maternidade. Não sei se o leite não havia "descido" ainda, ou se o seio estava "cheio" demais. Mas o Davi demorou pra "pegar", e isso eu já relatei anteriormente. Aí, desesperada e mãe de primeira viagem, dei Nan pró 1 pro Davi, como complemento. Então, depois de várias semanas de choros intermináveis, de dia e de noite, descobrimos que o Dadi tem alergia da proteína do leite. Talvez ele não desenvolvesse essa alergia se não fosse exposto ao leite tão precocemente ( o Leite Nan tem leite de vaca, então tem lactose e proteína). Tive que dar Nan de soja e excluir da minha alimentação qualquer coisa que contivesse leite. Mas a cada dia ele mamava menos do peito (pois o da mamadeira "vinha" mais facilmente, então ele ficou preguicoso em chupar o peito). E eu ainda estava fazendo a dieta de restrição do leite. Horrível, não podia comer quase nada.

Conversei com meu marido, meus pais, minha irmã, que é nutri, e com a pedi. Concluimos que, sendo a amamentação um momento de prazer para a mãe e o filho, mas que para nós não estava sendo, então no dia 22 de abril parei de dar o peito. Chorei, chorei e chorei. Mas passou, aconteceu. Não foi por minha vontade e isso já me consola.

Agora o Davi mama Nan de soja a cada 3 horas, 120ml. É muito ruim, pois além dele não estar recebendo os anticorpos, tenho que ficar lavando e esterelizando as mamadeiras, fervendo agua....

Pesquisei e o leite fórmula tem o que um bebê precisa pra desenvolver. E o Davi está firme e forte, e inteligente também!!!

No mesmo período voltei a trabalhar. Lincença maternidade de 4 a 6 meses? Não quando se trabalha em negócio próprio. E também, eu acho que não aguentaria ficar em casa o dia todo, mesmo cuidando dessa gostosura que é o Dadí. Minha mãe fica com ele pela manhã, levo o Dadí na casa dela entre 8 e 8:30. vou almoçar entre 11:30 e 12:30, na casa da minha mãe mesmo! Fico com ele até as 14h, e depois o levo na "tia" Léia para passarem a tarde juntos. Ela é uma senhora da minha igreja, que conhecemos há uns 14 anos. O marido dela trabalha conosco na fármácia. Ela é super gente boa, tranquilissima e uma querida, super de confiança. Eles ficam juntos até as 18:30. Minha mãe e a Léia dão mamadeira pra ele enquanto trabalho.

Foi muito difícil no começo, chorei, chorei, chorei. Mas passou.

Aí pego ele as 18:30 na tia Léia e vamos ou pra casa, ou pra farmácia esperar o papai até umas 19:15...
As 8 dou banho no Dadí, o que aliás ele adora. Mas agora que tá bem frio eu tenho que dar bem rapidinho, porque se não ele dá uma choradinha. As 20:30 dou mama e as vezes ele dorme depois. Só uma soneca, depois ele acorda e fica até umas 22:30 chorandinho pra dormir...o faço dormir no colo, passeando pela casa. E nessa hora do dia ele chora muito, sem motivo aparente, fico preocupada, pois ele chora desesperadoramente as vezes. Dizem que é choro do crescimento, mas não entendo muito disso.

Ai ele dorme. Dou mama as 23:30 com ele dormindo e ele dorme até umas 5:30 - 6:00. As vezes ele acorda antes, as vezes com frio, as vezes com calor. O faço dormir no colo e pronto.

De manhã cedo ele acorda entre 7:30 e 7:50. Com um super bom humor (deve ter puxado o papai!! rsrs). Brinco com ele e o coloco na super cadeira pra ver Bom Dia Brasil (ele adora!!) enquanto eu me arrumo e arrumo as coisinhas dele para o dia na vovó e na Tia Léia.

Assim passamos o dia.

Mudando de assunto... o Davi já estava com as perninhas de fora do trocador (tá bem grandinho). Eu não sabia onde trocaria ele. Ai minha irma foi lá em casa e disse que poderia trocar no berço, abaixando o cercadinho. E foi muito bem!! É mais espacoso e seguro!

Fica ai a dica.

Bjinhos