quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

10 meses

Meio atrasadinha vim postar sobre os 10 meses do meu filhão!

Não preciso dizer como o tempo passa, pois a cada dia sinto que estou perdendo meu bebezinho... Daqui uns diz já direi que tenho uma criança em casa, não mais um bebê. Triste, mas feliz ao mesmo tempo. Davi está crescendo com saúde, está esperto e danadinho.

 Adora "ler" a Bíblia para o nenê. Fica passando página por página, volta, gira, fecha e abre. Mamãe conta as historinhas e ele fica olhando, mas também quer pegar e eu deixo, apontando os personagens pra ele. Esses dias não me conti e morri de rir quando ele pegou o controle do ar condicionado e apontou pro ar! haha e não é que o danadinho consegue ligar? Liga e desliga pra ouvir o barulho. Uma figura!

 Vovô gosta muito dos netinhos, apesar de não ficar com eles por muito tempo no colo. E nem pense em chegar perto do vovô com algum netinho cheirandinho de cocô... tem que estar bem limpinho! (vovô tem pavor haha). Mas o vovô agrada muito os netos comprando brinquedos pra eles. Tem um parque de diversões no quintal da casa dele. Tem casinha da Step 2 (que ganharam de natal do vovô e vovó), mesinha, balanço, escorregador e essa semana chegaram brinquedos novos, como o pula-pula em forma de castelo e o jipe do Davi, elétrico e com controle remoto. Davi só vai andar com ele sozinho daqui uns 2 anos, por enquanto a gente pilota.

 Dadí ama essa geladeira que o Vovô tem na casa dele. Ainda bem que é Fisher Price, se não ela não existiria mais!! rsrsrs.. Davizinho toca o terror com os brinquedos!!

 Comemoramos o natal uma semana antes porque a tia Bele e família iriam viajar. Davi ganhou um cavalinho da tia Bele que toca musica e diz nomes de legumes (em inglês, made in "Paris")...rsrs Ele adora!

 Da tia Dani Davi ganhou uma mochila pra ir na escolinha ano que vem. Já uso ela, aposentei a mala de bebê. Muito linda, do Meu Amigaozão! Também ganhamos uma cesta de natal da minha tia, Mônica. Pena que o Davi ainda não pode comer os doces... mas mamãe e papai aproveitaram.

 Passeia com a vovó, vai visitar as tias na Ortobom e mamãe e papai na farmácia! É bom sair de casa e passear com ele. Davi é bem elétrico, precisa se distrair!

Adooooooooooora uma agua! Piscina é com ele mesmo! Olha a carinha de quem não queria sair não! rsrs

Já estão saindo o 5º e o 6º dentinhos. Primeiro sairam os dois embaixo, depois dois em cima e agora mais dois em cima, ao lado dos outros. Comeeeeee como um touro! Dá gosto de alimenta-lo. A não ser quando fica doentinho. Falando nisso, Davi teve inflamação de garganta há umas 2 semanas e tomou antibiotico Sinot Clav. Faltando dois dias para terminar o tratamento começaram a surgir manchas na pele do Dadí, muitas  na verdade e foram piorando. Começou a ficar irritado, nada estava bom. Ai levamos no pronto socorro do hospital, sabado a tarde, vespera de natal. Tava com febre, amoado e cheio de manchinhas. O Dr logo disse que era alergia a amoxicilina, presente no Sinot Clav. Realmente, a amoxicilina é bem comum de dar alergias, prefiro a cefalexina. Mas como foi indicação da pedi..... Então começamos a administrar antialérgico pro Davi no sabado mesmo, e hoje quase não apresenta nenhuma manchinha. Mas mesmo assim ele está inquieto, nada tá bom.... tem um pouco de cólicas, acho que é o remédio.

Tirando essa parte da doencinha, Davi está de nota 10!
Já atende os comandos de: "guarda" (os brinquedos um no outro, adora encaixar),
"quem chegou?" ele olha pra porta.
"Cadê o papai? mamãe? vovó?" Já esta reconhendo as pessoas.
"Cadê o ventilador" adoooora um ventilador
"piscina" fica louquinho querendo entrar

Engatinha por tudo, fica em pé sozinho segurando nas coisas. Adora comer batatinha crua (só tenta) na fruteira vertical da vovó. Adoooora música, não pode ouvir que pára o que está fazendo...

Tem muitas outras novidades que agora não me lembro...são muitas!

2011 foi um ano maravilhoso pra nós!
Que 2012 venha e arrase com 2011!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Minha carta à Jesus Cristo


Amado Jesus!

Começo minha carta agradecendo mais uma vez por ter descido a esse mundo, sentido minhas dores, e foram tantas, sendo humilhado, mesmo sendo o Filho de Deus e ainda por morrer em meu lugar, pelos pecados que eu cometo, pelo pecado do homem em si. Tu que és meu Salvador,  meu intercessor diante do Pai, meu amigo e conselheiro. Obrigada por mais este ano que se termina. Mais um ano de bençãos, um ano especial que me deste meu filho lindo, cheio de vida e de saúde. Obrigada pelo meu trabalho, que é cansativo, mas recompensador. Obrigada pela minha família, que muitas vezes brigamos, mas nos reconciliamos, por que família é família. Que por sinal, este ano aumentou 3 vezes rsrs.

Tu me destes tudo que precisei, algo mais seria luxo. Até aqui o Senhor tem me protegido, eu e minha família e te agradeço por isso também. Não tenho coragem de pedir-te nada, a não ser que o próximo ano seja ainda mais cheio de amor, de compaixão e de respeito ao próximo. Que no próximo ano o Senhor continue lapidando minha vida, me transformando a cada dia em uma pessoa melhor. Obrigada por eu ter ao meu lado pessoas especiais, mesmo não sendo do mesmo sangue, mas são tão chegados quanto irmãos.

Este foi um ano de aprendizado, de novas experiências, de me tornar mais mulher. Vejo a vida com mais amor e estou me tornando cada dia mais amorosa (juro que tô tentando rsrs). E o Senhor tem me ajudado nessa caminhada, longa, mas que vale a pena. Foi um ano abençoado e inesquecível, apesar das adversidades. Confio no Senhor e nos Seus planos pra nossas vidas.

Que o Senhor ilumine meu caminho e que eu nunca me desvie dele. Ilumine também o caminho do Davi, que ele seja um homem de Deus, digno de ser chamado de Seu filho. Peço para o ano de 2012 mais dignidade, humildade, serenidade e compaixão pra mim e para todos, pois amor e respeito nunca são demais.

Obrigada Jesus por me amar e me resgatar!

Te amo!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Algumas dicas...

Há alguns dias venho reparando certas coisas que algumas mães fazem pra seus filhos que me deixam indignada. Talvez pela ignorância, no real sentido da palavra, ou talvez por costume. Existem recomendações médica para certas atidudes com bebês que devem ser seguidas. Não por capricho, mas pela saúde dos bebês.

Laticínios por exemplo. Principalmente os iogurtes, são perigosos à saúde dos bebês com menos de 1 ano. É arriscado oferecer esses produtos à eles, e também desnecessário! Um iogurte, mesmo que "não contenha corantes" pode causar infeccção intestinal no bebê, podendo levar à morte. PODE acontecer. Se pode acontecer, não dê. Seu bebê não vai sentir falta, ele nem sabe que isso existe. Além do mais, o iogurte contém cálcio, que pode atrapahar a absorsão do ferro e zinco (gravidinhas também evitem iogurtes logo após as principais refeições!) Iogurte é saudável, faz bem! Mas evite oferecer a seu filho antes de 1 ano. Veja aqui o que o site Baby Center diz sobre iogurtes e geléias. Mas se você não concordar e oferecer iogurte a seu filho, mantenha o iogurte em excelente estado de conservação, do supermercado direto pra sua geladeira e no prazo de validade.

Papinhas salgadas. Se seu bebê já tem mais de 6 meses, você já pode oferecer a ele papinhas salgadas (mas sem sal). Pela aceitabilidade, comece com purê só de batata-salsa. Se comer bem, nos próximos dias acrescente cenoura no purê. Mais uns dias e acrescente abobrinha, beterraba, frango, macarrão cabelinho de anjo, arroz e outros tantos legumes. Coloque um fiozinho de azeite de oliva ou oleo de girassol no purê, pois ajuda no funcionamento do intestino e é gordura boa. Mas não coloque ferver na sopinha, pois depois que o oleo ou azeite esquentam, perdem seu efeito benéfico. Recomenda-se oferecer suco de laranja lima após as refeições por conter vitamina C, que ajuda na absorsão do ferro. Dê papinha em forma de purê até que seu filho tenha pelo menos dois dentinhos. Só então, se quiser, ofereca a papinha somente amassadinha. Essa história de que seu filho "precisa aprender a mastigar" é bobagem. Mastigar é instinto, ele já sabe. Deixe que pelo menos ele tenha dentinhos pra "mastigar" a comidinha amassada, se não ele só vai se engasgar. Outra coisa: seu bebê pode comer da comida que você faz em sua casa, pra sua família. Mas só depois de 8 meses. Antes disso não é recomendado oferecer alimentos com sal, caldos e temperos fortes.

Papinhas doces. Comece pela banana ou mamão. São mais docinhas e mais fáceis de serem aceitas, também pela textura. Maça e pêra deixe pra quando seu bebê já estiver acostumado com as frutas. No início, recomendo que cozinhe a maça e a pêra e depois faça purê. Eles adoram! Deixe frutas mais gordurosas, como o abacate, pra quando seu bebê tiver 8 meses ou mais.

Se seu bebê tem menos de 4 meses nem sonhe em querer que ele fique de pezinho no seu colo! Respeite seu desenvolvimento! Bebês menores de 4 meses não têm estrutura de coluna pra ficarem eretos. O mesmo vale pra bebês que são precocemente estimulados a ficarem sentados. Sou mãe e sei que "não vemos a hora" de nosso filho estar numa fase mais desenvolvida. Mas espera a hora certa chegar. Seu filho vai ficar ereto, vai ficar sentado, vai engatinhar e andar. Isso eu prometo! Uns mais cedos, outros mais tarde. Mas vão! Deixe se filho se desenvolver sozinho. Exercicios estimulantes são saudáveis, mas até certo ponto! Seja prudente!

Balas, pirulitos e chocolates. Outra coisa que fico boba é ver pais que oferecem esses doces à seus bebês. Tem muito açucar, podem formar cáries. E também é desnecessário para a formação do seu filho. Assim como a Coca-cola. Já vi mães oferecerem Coca na mamdeira!! Não preciso nem falar o que penso né?! aff

Ontem na escolinha conversando com uma mãe, ela me disse que o pedi so seu filho de 1 ano, disse que é pra tirar a mamadeira dele, que não precisa mais. Que 1 hora depois do almoço era pra ela oferecer alguma "sobremesa" tipo arroz doce pra ele, em vez da mamadeira. Pensaaaaaaaaaa! Ele ainda disse que mamadeira a noite é coisa de mãe preguiçosa! Faça-me o favor!

Coisa mais gostosa é vê-los tomando o mamá sozinhos, deitadinhos vendo tv de manhã quando acordam... O ato de mamar na mamadeira é gostoso pra eles, faz parte da infância, assim como a chupeta até uns dois anos de idade. É chamego deles. Mesmo a criança que mamou exclusivamente no peito, pode tomar mamadeira. Faz parte, repõe nutrientes que as vezes não são ingeridos. Sou a favor da mamadeira!

Bom, isso tudo foi o que aprendi na faculdade de farmácia e estou aprendendo com a faculdade interminável de ser mãe. Minha pedi e minha irmã também me deram algumas dicas.

Espero ter sido útil....

Beijinhos


sábado, 10 de dezembro de 2011

Cantinho pra pensar...

Ninguém imagina que vai ter um filho birrento, que gosta de aprontar, sabe assim...sabendo que não é pra fazer mas faz de propósito? Um filho que bate nos colegas, irmãos e até nos pais...raivoso, teimoso, desaforado...

Ontem tentando fazer o Davi dormir, já eram quase onze.. liguei a sky e tava passando a super nanny.. vi cenas que pra mim seriam IMPOSSÍVEIS de concertar num filho. Achei que "esse já está perdido, sem solução" e me imaginei no lugar daquela mãe. Até então, minha titude COM CERTEZA seria de perder a cabeça, ficar muito estressada, dar palmadas e brigar. Nada de exageros, mas que eu não ficaria calminha pode ter certeza.

Mas a super Nanny me surpreendeu. A conversa, explicação e demonstração do que se pode ou não fazer, seguida de cantinho pra pensar se o filho desobedecer, e sem ofende-lo ou humilha-lo na frente de outras pessoas, funciona. Pelo menos no programa da super Nanny. (gosto daquela super nanny mais gordinha sabe, pq tem outras por ai).

Davi ainda não vai pro cantinho de pensar rsrs Mas daqui uns 6 meses acho que poderá funcionar.

Primeiro ela disse que devemos explicar o que pode e não pode fazer e dar outras alternativas pra criança, porque não adianta não deixa-la pegar a plantinha da vovó ou o controle remoto se não tem brinquedo adequado pra ela.

Se a criança insistir e fizer errado, ou fizer escanda-lo no supermercado, ela recomenda que os pais falem firme com a criança, mas sem levantar a voz e sem xingar. E diz que em casa o assunto se resolverá no cantinho de pensar.

Em casa, coloca-se a criança no cantinho de pensar e diz pra ela o pq dela ficar ali.

Depois de alguns minutos, um por idade mas nunca ultrapassar 5 minutos, a mãe vai lá, explica de novo pq a criança ficou lá, e então pede pra criança pedir desculpas.

Pronto!

Se funcionar assim, maravilha!

Alguma mãe já utilizou essa técnica? Funcionou?

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Eu sou a Mãe!

Desde quando Davi nasceu nós nunca ficamos sozinhos. Ou estavamos na minha mãe, ou na farmácia, ou tinha visita em casa. Davi sempre foi muito "dado", sempre foi com todo mundo e sempre com um sorrisão no rosto, todo faceiro! Um amor esse meu filho.

Aos dois meses e meio precisei voltar pro trabalho. Também nesse período parei de amamentar, coisa que eu não queria, mas mesmo com medicação meu leite parou de vir. E Davi também não queria mais saber de sugar, era mais difícil que a mamadeira. Então, combinamos que minha mãe cuidaria do pequeno pela manhã e a tarde iria na tata. E assim foi. Isso mesmo, aos dois meses e meio!

Chorei muito pelos dois motivos: parar de amamentar e por deixa-lo com terceiros, mesmo sendo de confiança! A sensação era de que o Davi não iria crescer sabendo que eu sou a mãe dele, que não sentiria minha falta. Estranho, muito estranho. Já que eu só o via na hora do almoço e a noite, e que eu tb já não amamentava mais, eu tinha a impressão que ele se sentiria largado e que todo mundo seria como uma mãe pra ele.

Graças a Deus eu estava errada! É claro!
Eu sempre levantei de madrugada pra dar mama ou simplesmente conforta-lo quando estava inquieto. Papai levantava quando eu pedia, por eu estar muito cansada. Mas 99% das vezes sou eu que o acudo. Eu dou banho em casa, troco, brinco, dou milhões de beijinhos que ele chega e enjoar e virar o rostinho! rsrs

Meu marido me ajuda muito, muito mesmo! Minha mãe também é uma benção. Na escolinha estão cuidando super bem. Mas a mãe do Davi sou eu. E ele sabe disso!

Muitas vezes quando chora só a mamãe aqui pra confortar e fazer parar de chorar. Nem o papai serve (tadinho, já chegou a ficar chateado pq o Davi não quis ir com ele). Pra acudi-lo de um tombo, pra conforta-lo de uma dor ou incomodo, só a mamãe!

Agora ele ainda vai com todo mundo, mas só quando dá na telha! rsrs... quando alguém quer pega-lo, ele se vira de costas pra pessoa e dá risada! Sapequinha! Se acostumou muito bem na escolinha, quase não chora quando o deixo lá. Ele olha as outras crianças correndo e dá risada e se joga, quer brincar junto. Rapidinho eu e a profe o distraimos e vou embora que ele nem percebe.

Mas quando vou busca-lo na escolinha, nossa, fica todo faceiro batendo os bracinhos querendo vir "correndo" pra mim! Coisa mais rica da mãe!


Na casa da vovó - indo pro primeiro dia de escolinha "Pingo de Gente"