Estava eu aqui trabalhando... domingão, com chuva...o movimento é baixo..
Já havia visitado todos os blogs, orkuts, globo.com, radarbo.com.br, e vários outros sites que visito todos os dias ou quando não tenho mais o que fazer...
Quando já estava sem inspiração do que pesquisar, entrei no site do Guia do Bebê, que acredito que a maioria das mamães já deve ter se cadastrado...
Achei umas informações que eu desconhecia (ou fingia desconhecer) e acredito que muitas mamães (e futuras mamães) também desconhecem:
* O óleo de linhaça nos últimos 4 meses de gestação aumenta o risco de parto prematuro (mas a semente de linhaça pode, segundo o site)
* Ao contrário do que eu (e muitas mulheres e nutricionistas) acham, a gestante não deve nem pensar em perder peso por estar insatisfeita com os quilinhos a mais, já que as deficiências nutricionais podem interferir na formação e no crescimento do bebê. Todas as vitaminas são importantes no período em que o feto está em desenvolvimento. O ácido fólico, o ferro e o cálcio, por exemplo, são elementos fundamentais para que a gravidez ocorra normalmente. ( e minha irmã, que é nutri, já me diz a muito tempo que quando se faz regime, tem que esperar pelo menos uns dois meses pra engravidar, pois no regime o corpo pode ter perdido muitas vitaminas e minerais).
* Não existe uma dose limite pré-estabelecida para a ingestão do álcool pela gestante que não prejudique o bebê. O álcool é uma substância com livre passagem pela placenta e, portanto, livre passagem para o feto. O risco de aborto espontâneo quase dobra quando a gestante consome álcool. O álcool deve ser evitado durante a gestação e durante todo o período de amamentação, pois o álcool pode passar para o bebê através do leite materno.
E agora uma dica para as mamães que estão mais ou menos na mesma IG que eu:
A sacola da mamãe e do bebê devem ser preparadas desde o 7º mês de gestação
Sacola da mamãe
01 - pacote de absorvente próprio para o pós-parto
01 - chinelo de quarto
03 - jogos de camisolas que sejam de fácil manejo para a mamentação
01 - hobby para que as visitas não precisem ver os peitões repletos de leite e ficarem constrangidas (hahaha essa dica é minha)
06 - calcinhas de tamanho maior do que usava antes de engravidar
01 - cinta pós-parto
01 - roupa para o dia de alta - roupa de gestante
02 - sutiãs de amamentação
- protetores de seios
- máquina fotográfica
- produtos de higiene íntima: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, toalhas... Secador, maquiagem e um brinco discreto e bonito (essas dicas tb são minhas, pois a gnt não quer ficar feia nas fotos que guardaremos pra sempre!!)
Sacola do bebê
01 - creme para prevenção de assaduras
01 - pacote de fralda descartável (tamanho recém-nascido e P)
03 - conjunto pagão com calça
03 - conjunto de lã de acordo com o clima
03 - macacão de recém-nascido
02 - lençol de bercinho
01 - manta (de acordo com a estação)
06 - fraldas de pano (brancas, sem pintura)
01 - escovinha macia para cabelos
02 - sapatinhos e luvas de lã (no frio)
- lembrancinhas
- enfeite de porta
Esta é a lista mínima, fica a critério de cada um o que desejar levar a mais.
Documentos
- RG da paciente
- Carteira de convênio (caso tenha convênio, o Hospital exige na internação)
- CIC e RG do marido (ou acompanhante)
- Guia de internação (informe-se junto ao seu convênio se pode ser fornecida antes do parto, pois facilita muito no momento de internar).
Parece cedo para organizar as malinhas, mas é melhor prevenir!
Semana que vem vou lavar as roupinhas que vou levar para a maternidade, com sabão neutro. E já vou deixar a malinha preparada, pois vou pra praia dia 28/12 e não quero ter imprevistos logo na praia né.
Bjinhos e bom domingo!!