quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nana Nenê


Aproveitei as férias pra colocar a leitura em dia. Na verdade não sou nada fã de ler, mas me esforcei, pois quero adotar os ensinamentos do livro Nana Nenê, que muitos conhecidos já adotaram e obtiveram sucesso na educação e disciplina de seus filhos. O livro não é uma regra, mas vale  pena ler e praticar. O livro nos permite ensinar aos nossos bebês uma disciplina de vida e alguns princípios.
Vou colocar abaixo algumas partes do livro para quem quiser ler e praticar, e afirmo que com certeza funciona para se ter um bebê calmo, obediente e com noites de sono tranquilas. Mas já aviso, convivi com minha irmã nas primeiras semanas de vida da minha sobrinha e digo que não é muito fácil, mas vale a pena.


1º. O bebê não deve ser o centro da família, mas fazer parte dela, preservando a relação entre os pais. Ao manter o casamento como um relacionamento prioritário, você simultaneamente ergue uma barreira contra a criação centrada nos filhos. As dicas são: a) lembrar-se que a vida não pára quando se tem um bebê; b) namorar seu cônjuge; c) continuar fazendo ao cônjuge coisas especiais que eram feitas antes dos filhos chegarem; d) convidar os amigos para ir à sua casa; e) cultivar momentos juntos na presença das crianças, explicando a elas que é um momento especial para a mamãe e o papai ficarem juntos. Isso proporciona uma expressão visual de sua união, em que a criança pode avaliar o relacionamento amoroso entre a mamãe e o papai, e ter satisfeita essa necessidade interior.

2º. Há uma filosofia de alimentação fortemente combatida no livro, que é a da rotina alimentar determinada pelas exigências do bebê. Essa teoria pressupõe que: o bebê sabe o que é melhor para si; o sinal para amamentar é o choro do bebê; e, cada choro é um pedido de alimento. A filosofia que é proposta no livro é a da alimentação orientada pelos pais (AOP)

3º. A AOP é constituída de três atividades básicas: hora de comer, hora de ficar acordado e hora de dormir. O estabelecimento de horários é de extrema importância para a criança. O primeiro passo para estabelecer a continuidade do sono à noite é determinar o mesmo espaço de tempo entre uma amamentação e outra. Na grande maioria dos casos, até a 12ª semana o bebê estará dormindo de 8 a 10 horas por noite.Manter seu bebê acordado durante a mamada e logo depois dela, facilita a discipliba do bebê e proporciona melhores condições para que ele durma bem durante a noite.

4º. Quando há uma rotina consistente dos horários de alimentação, os padrões de sono noturno se estabilizam. O fator determinante é seguir uma rotina alimentar com um mínimo de duas horas e meia entre o fim da última mamada até o começo da próxima (com uma média de 15 minutos em cada seio). Essa rotina permite também que o bebê seja colocado no berço ainda acordado, sem a necessidade de mecanismos de indução como ninar/embalar o bebê, ou ainda, dormir com ele. Se o bebê está com fraldas limpas, não está com fome ou cólica, nem há nada o incomodando (como roupinhas molhadas ou apertadas, ou mesmo em posição desconfortável) e mesmo assim chora muito para dormir, deixe-o chorando no berço. Ele pode chorar por 15 minutos, então você vai no quartinho, o acalma (sem ninar ou balançar). E sai do quarto. Pode ser que ele chore mais uns 5 ou 10 minutos, mas ele acaba adormecendo. Em dois ou três dias ele já estará acostumado a dormir sozinho e a mamãe não sofrerá tentando achar meios de faze-lo dormir. Nos primeiros dias seguindo esses principios, pode seer que a mamãe chore na sala enquanto o bebê chora no quarto, mas mais uma vez eu aconselho: vale a pena!!!!!!

5º. Para saber se o bebê está crescendo de forma saudável, alguns indicadores devem ser observados: a) o bebê molha de 5 a 7 fraldas por dia; b) a urina do bebê é clara (e não amarela); c) o bebê suga com força e você pode ouvi-lo engolir nitidamente quando está mamando; d) o bebê é esperto e tem reações rápidas quando está acordado; e) o bebê dorme durante o intervalo entre as mamadas; f) o bebê está ganhando peso e crescendo.

6º. Como já foi dito, há três atividades básicas que devem ser seguidas: hora de comer, hora de ficar acordado e hora de dormir. HORA DE COMER: O tempo entre as amamentações pode ser medido do início de uma mamada ao início da outra, ou do final de uma ao final da seguinte. Por exemplo, um ciclo de amamentação de 3 horas significa que decorrem 3 horas do início de uma mamada ao início da próxima. Na prática, o bebê vai mamar duas horas e meia após o final da mamada anterior, levando em conta os 20 a 30 minutos exigidos para a amamentação em si. HORA DE FICAR ACORDADO: Após a mamada, deve-se tentar manter o bebê acordado por aproximadamente 1 hora. Por exemplo, ele mama das 07h00 às 07h30, fica acordado até às 08h30 e depois dorme até a próxima mamada, que, neste caso, deve ser às 10h. Para manter o bebê acordado você pode conversar ou ler para ele, dar banho, passear ou brincar com ele. Não balance nem sacuda o bebê para mantê-lo acordado. Se nada funcionar, coloque-o para dormir, mas não dê de mamar antes do início do ciclo seguinte. HORA DE DORMIR: Quando chegar a hora de dormir, o bebê deve ir para o berço. As sonecas não devem ser uma opção baseada nos desejos do bebê. Os recém-nascidos dormem de 16 a 20 horas por dia. Nas primeiras duas semanas, em que geralmente o bebê se mostra bastante sonolento, você deve acordá-lo durante os períodos de amamentação, evitando assim que o bebê tome pouca quantidade de leite. Mamadas curtas e freqüentes durante o dia são inimigas do sono noturno. Se o bebê pegar no sono ao peito, mesmo contra seus melhores esforços para mantê-lo acordado, então coloque-o para dormir até, no máximo, a hora da próxima mamada. Por outro lado, se ele acordar cedo demais entre as mamadas, você deve se esforçar para mantê-lo acordado por mais tempo antes de colocá-lo no berço para as sonecas.

Bom, claro que são orientações feitas por seres humanos, mas os escritoes são médicos. Por isso, não vejo problema em seguir o livro. Como eu já disse, vivenciei minha irmã praticando com minha sobrinha e logo, logo a Clarinha entrou na rotina, tornando seu crescimento calmo. 


7 comentários:

  1. Amiga, eu não li esse livro,mas pelos comentários que leio, bem como pelo seu, a idéia é bem parecida com a de Tracy Hogg, a Encantadora de Bebês. Apenas gosto mais do método da Tracy, pois acho totalmente desnecessário deixar o bebê chorando. Tracy alega que esse método apenas fere os sentimentos do bebê e que o deixa com um trauma por toda vida. Enfim, por isso e por outros pequenos detalhes, vou seguir o método da Encantadora. Se tiver oportunidade ainda, dá uma lida no método dela. E nem precisa comprar o livro, não, porque nesse blog, tem as principais idéias da Tracy: http://encantadoradebebes.blogspot.com/
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Carla adorei seu blog, fofura mesmo, seus relatos.estou gravida e tenho aprendido muito nestes blog amigos, embora já tenha um filho de 4 anos essa é a minha primeira gravidez!!!!
    me visita flor
    http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie Carla!
    Mentira que é vc! kkk
    Recebi o presentinho hj, eu não vi ainda, pq foi pro endereço da minha mãe. esses correios é assim mesmo! Fim de ano, é dose!
    Bjim, preocupa naum viu!
    adorei!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlinha, o livro que eu estou lendo é o nana nene britanico! Fala exatamente as mesmas coisas. Com uma diferença, a autora do LCB (nome do livro) fala que depois das 7 da noite para nao agira o nene e NAO ter em hipotese nenhuma comunicação olho (mae) olho (bebe). Também conheço gente que adotou a rotina dela e deu super certo, bebes alegres e que dormem bem a noite! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Carla, também adorei o post. Com certeza é bem duro, mas deve dar ótimos resultados. Vou olhar também essa indicação da Pris, pois não sei se vou aguentar ficar ouvindo o choro do bebê sem poder fazer nada....
    De qualquer maneira, valeu!! Obrigada pelas dicas educativas!
    Beijos da
    Mamãe Ju.

    ResponderExcluir
  6. Linda, muito legal suas dicass, vou tentar ler esse livro tb!!! Bjs

    ResponderExcluir
  7. oie
    eu li o livro e tentei aplicar com a Sarah. Seguindo principios vc ate consegue adaptando sua rotina ao que o livro diz, mas achei ele pesado demais!Uma verdadeira ditadura militar...rsss
    Gostei muito da encantadora de bebês, na verdade quem ficou encantada com ela fui eu!!!rssss
    abçs

    ResponderExcluir