quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Os primeiros 10 dias...

Ser mae é realmente algo maravilhoso! Esperei nove meses por isso e enfim, sou mae!

Mas a primeira semana com meu lindo em casa nao foi maravilhosamente bem. Pelo menos nao como eu imaginava.

Primeiro, qualquer coisa que acontecia (e as vezes nem acontecia nada) já estava la eu, chorando horrores. Só de olhar para o Davi e ver o quanto ele é lindo, já me corriam as lagrimas. Eu fiquei bem na minha, sem querer muito papo, sem ter fome alguma. Na verdade comecei a achar que estava comecando a ter depressao pos-parto.

Para amamentar nos primeiros dias nao foi nada facil. Eu tenho muuuiiiito leite, quando vejo estou toda molhada. Mas o bico dos meus seios nao se firmavam muito. O Davi tentava sugar e "escorregava" a boquinha. Ai, ele e eu choravamos de desepero. Fico emocionada só de lembrar. Vendo meu filho ali, chorando de fome e dependendo de mim. E eu nao podendo fazer nada. O vida chegou a noite e nos viu nessa situacao. Tambem ficou preocupado e voltou pra farmacia comprar uma bombinha pra tirar leite. Mas nao deu certo. Ainda mais no desespero e angustia que eu tava. Ele ligou pro pedi e ele disse que isso pode ser normal no comeco e que qualquer coisa era pra gente dar um complemento (pelo menos por aquela noite). O complemento se chama Nan pro 1. E la foi o vida pegar um Nan na farmacia e eu dei pra ele. 60ml de Nan e ele parou de chorar. Pelo menos naquele periodo.

Eu sei que muitas maes insistiriam mais, se recusam a dar Nan. Mas eu estava tao nervosa achando que o problema do meu filho nao se alimentar naquela hora era culpa minha. E eu precisava fazer alguma coisa naquele momento.

Nos outros dias aconteceu a mesma coisa. Ele nao conseguia sugar direito, ficava "brigando" com meus seios, mas acabava mamando. Agora ele mama uns 35 minutos, um seio e meio cada mamada. E mama a cada 2:45 - 3:00. De vez enquando ele da um trabalhinho a mais a noite, por causa das cólicas que comecaram faz uns tres dias.

Outra coisa é que, por mais que eu ame meu filho mais do que tudo, nos primeiros dias nao era facil acordar de madrugada a cada tres horas e, no decorrer destas 3 horas, ficar acordada por pelo menos 1 hora ate ele conseguir mamar, arrotar e voltar a dormir. Fiquei exausta nos primeiros dias, pois eu nao dormia durante o dia enquanto ele tambem dormia. Agora ja aprendi, sempre que da eu tiro um cochilo durante o dia.

Por fim, o que me deixa um pouco chateada é que o papai, e meu vida, só pode ficar com a gente das 7:30 da noite as 7:00 da manha seguinte. Nao nos vemos nem na hora do almoco. Por causa da minha licenca, ficou bem apurado na farmacia e ele almoca la mesmo. Ai fico triste por mim e por ele, que fica exausto. Mas mesmo assim ele é um pai super dedicado, presente mesmo ausente e sempre preocupado conosco. Me ajuda a tomar banho, faz meu lanche e cuida do Davi a noite. Me manda varias msg durante o dia dizendo o quanto nos ama, que esta com saudades e pergunta se estamos bem.

Ah, o Davi ja saiu do hospital com um dos olhinhos que nao abriam muito. E quando chegamos em casa percebemos uma secrecao no olho dele que nao o deixava abrir o olho, de uma cor amarelada. Levamos no pedi e ele disse que poderia ser uma obstrucao no canal da lagrima, que é normal em RNs. Eu teria que fazer massagem no cantinho do olho e aplicar uma gota de Tobrex (antibiotico) so por prevencao. Isso me deixou assustada e muito preocupada. Fiz tudo certinho como o pedi pediu e depois de uns 3 ou 4 dias ele ja nao tinha mais nada, ja abria os lindos olhos azuis!! ( que agora ja estao meio verde/castanho).

Ele tambem saiu do hospital bem amarelinho e o pedi falou pra dar banho de sol nele. Nos primeiros dias eu relaxei, pois no horario de dar o banho de sol eu acabava dormindo. Ai o amarelo comecou a descer pro peito e o pedi mandou fazer exame de sangue, que qq coisa o Davi teria que tomar banho de luz no hospital. Claaaaaaaaro que fiquei hiper preocupada e chorei horrores. Mas nao deu muito alto e eu so precisei dar banho de sol em casa (ai sim eu acordava meio zumbi, mas pelo meu filho...) Agora ele está bem branquinho, da cor de um bebe saudavel! Gloria a Deus!

Agora tudo esta mais tranquilo, apesar das colicas que fazem meu pequeno chorar. Ai dou Mylicon pra ele e tento fazer umas massagens, ate que ele solte uns puns!! rsrsrs

O Davi sempre foi um amor! Sempre foi um anjo em nossas vidas! Lindo, fofo! So chora de fome ou de dor. As vezes durante o dia ele fica bem acordado, com seus olhos lindos observando tudo. É uma bencao de Deus nas nossas vidas!!

Primeiros dias em casa!

8 comentários:

  1. oi mana, realmente quando estamos grávidas ficamos só pensando nas coisas boas e lindas e nem pensamos muito nas dificuldades que possam surgir... e isso é bem normal... mas que bom que você está sendo forte e aprendendo a cada dia sobre essa linda bênção que é ser mãe! que Deus abençoe vocês mais e mais! beijinho no meu sobrinho lindo!

    ResponderExcluir
  2. É dificl mesmo ficar sem nossos maridoes em casa né? O mozao começou na faculdade e só chega em casa la pra 10 e pouca da noite, depois saí as 6h da manhã. No começo sei que vai ser dificil, mas é por um bem maior. Ta lindo seu principe. Beijiinho

    ResponderExcluir
  3. Aii flor, imagino os primeiros dias, 9 de 10 mães relatam que é bem dificil mesmo, aprender a tomar conta a amamentar a acalmar a dor deles...mas que bom que vc tá tirandod e letra e tem um esposo atencioso pra te ajudar...

    O Davi é lindo demais, um principe mesmo, vc foi muito abençaoda amiga!

    Desejo de coração que logo essa fase inicial mais dificil passe e vcs só curtam o pequeno com toda alegria do mundo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amiga, esse negócio de choro é normal, mesmo. Tem mamães em que os hormônios ficam tão aflorados, que a emoção deslancha. Mas minha amiga falou que é normal... ela é nutricionista e fez acompanhamento à gestante, no período de amamentação, num hospital daqui... Não se preocupe, que aos poucos, os hormônios se estabilizam e vc vai ficar mais calma, tá?! O Davi tá crescendo rápido, né?! Aproveita mesmo, linda. Se cuida. Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Q fofo Davi! O comecinho é assim mesmo imprevisível e cansativo. Sono interrompido exige muito da gente física e emocionalmente.
    Mas acho q as cólicas sao o maior desafio. O Lucas melhorou muito com a nova dieta q estou seguindo. Q bom q estas amamentando. É o melhor q podemos fazer pela saúde deles!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Querida, muito realista seu relato. Realmente temos que saber que o início não é aquele "comercial de margarina" como podemos imaginar... Mas, enfim, as dificuldades passam, vc vai acostumando e curtindo cada dia mais seu príncipe. REalmente uma benção.
    Tente dar esse cochilos durante o dia. Dizem que ajuda bastante mesmo.
    Fiquem com Deus.
    Beijos,
    Mamãe Ju

    ResponderExcluir
  7. Carlinha, é comum querida (sobre amamentação) e acho que voce tomou a decisao mais certa, ar nan de começo. Eu qui tambem tenho leite formula se caso nos primeiros dias ela nao pegar peito! Yasmin continua aqui na minha barriga! Aproveita muito o Davi é lindo e por mais trabalhoso que seja ( acordar de madrugada) tenho certeza que é uma benção inimaginável! Deus abençoe voce, Davi e sua família. Bjos

    ResponderExcluir
  8. ahhh os primeiros..... esses são os dias mais complicados.... é tanta coisa junto!!! Antes de ser mãe sempre ouvimos as maravilhas de ser mãe... do amor incondicional... tudo isso é extremamente verdade, porém não se concretizam nos primeiros dias... sabe pq... pq acontece tudo isso e mais um pouco do que vc relatou maninha!!! são os hormonios... (lembro bem que toda tarde na hora que eu ia tomar banho, tirar a cinta super dificil de colocar nos primeiros 10 dias, as dores da cesária que eu sentia... chorava muito... mts vezes sem motivo tbem). o leite que parece que vai explodir nossos seios... (não conseguia dormir na posição que sempre dormia devido a cesária e os seios cheios de leite)... acordar com o lençol e o pijama todo molhado de leite... ter que acordar mesmo qdo o bebe não acorda a noite só pra esgotar o seio.... todo mundo visitando e vc querendo estar super bem e linda!!! e se não bastasse tudo isso... a gente ainda fica se lembrado do que as pessoas diziam sobre amar seu filho incondicionalmente com um sentimento nunca sentido antes... e isso é mais do que verdade, porém acho que começamos a desfrutar de tudo isso após uns 10 dias, qdo tudo vai se encaixando... vc vai se acostumAndo.... vai conhecendo seu bebe, as dores vão passando... e tudo se torna realmente maravilhoso!! Posso dizer que ser mãe é estar sempre um pouco cansada... pq mesmo qdo eles dormem a noite toda... tem a canseira que eles dão pq querem brincar e querem atenção qdo vc chega em casa depois do trabalho... sempre achamos que a proxima fase será mais tranquila... MAS TUDO VALE A PENA QDO VC RECEBE AQUELE SORRISO LINDO, AQUELE ABRAÇO INESPERADO, AQUELE CARINHO DO SEU BEBE!!! Deus é maravilhoso em dar essa dádiva a nós mulheres, em podermos ser MÃE!!!

    ResponderExcluir