quarta-feira, 29 de junho de 2011

Armazenamento de medicamentos

Oiii gente!!


Resolvi que meu blog também servirá de ajuda a outras mamães! Já que sou farmacêutica, posso ajudar on line também neh? Não só atras do balcão!!! hihi


Vou tentar postar sempre que possível algumas dicas sobre medicamentos e tratamentos. As vezes ficamos perdidas depois que saímos do consultório pediátrico.


Medicamentos são necessários as vezes, tanto para adultos quanto para crianças e bebês. Medicamento não faz mal se administrado de maneira correta, na dose correta e para o fim correto. Chás e receitas caseiras podem ser considerados, mas vale pesquisar muito bem antes de oferecer essas misturas ao seu filho. O que foi bom para sua vizinha, não necessariamente será bom para você. E vice-versa.

Confie em seu médico. Isso é importante e te traz segurança. Se ele te receitou um medicamento, ou para seu filho, e você ficou na dúvida, pesquise e leve essa dúvida ao seu médico. Para algumas doenças existem várias formas de tratamento que funcionam. Por isso, siga a orientação do seu médico. Por exemplo: para febre existe o Ibuprofeno (Alivium), o paracetamol (Tylenol) e a dipirona (Novalgina). Seu médico indicará o que melhor for para o seu caso. Se você não estiver satisfeita com as indicações de seu médico, procure outro. Se você não seguir as orientações de seu médico, então pra que procurá-lo? Encontre um médico que te dê segurança. Isto é fundamental para um bom tratamento e melhora do estado enfermo.

Sobre as enfermidades intantis, toda criança fica doente de vez em quando. Por isso, os pais precisam estar sempre preparados para esses pequenos contratempos. Às vezes, parece que a criança precisa de remédio para febre ou para o machucado justamente quando não temos como ir à farmácia. Uma caixinha de remédios contendo os medicamentos adequados facilita muito. Você ficará mais calma e a criança notará sua confiança. Mas cuidado, escreva sempre na embalagem para que o medicamento foi indicado e a quantidade a ser administrada. Caso outra pessoa além de você for utilizar, saberá qual e quanto utilizar. E ainda, TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS!!

Medicamentos para adultos não são adequados para crianças pequenas. Quase todos os medicamentos para bebês ou crianças baseiam-se no peso e/ou na idade. Não deixe de ler a bula e siga rigorosamente a recomendação médica. Além disso, as pessoas que tomam conta do seu filho devem saber onde esses remédios ficam guardados para poder recorrer a eles em sua ausência. Outra dica: coloque na sua caixinha de remédios o seu numero de celular, do seu marido, do seu médico e do hospital. Em caso de emergência, fica fácil localiza-los.
Dicas: não deixe medicamentos armazenados no banheiro, mesmo que dentro dos armários. A umidade pode interferir na composição do medicamento e este perder seu efeito. Também não armazene medicamentos perto do fogão, mesmo que em armários, pois a umidade e o calor também podem modificar o medicamento e inativar seu efeito. Todos os medicamentos devem ser armazenados com tampa ou lacre, sempre protegido da luz, da umidade e do contato com o ar. Antibióticos são receitados somente para o tratamento da enfermidade atual. Não reutilize antibióticos nas enfermidades que se seguirem, antes, procure um médico. Antibióticos liquidos ou reconstituídos devem ser preparados no dia do uso e armazenados na porta da geladeira. Após o término do tratamento, descarte o que restou e não reutilize para outras pessoas ou outras enfermidades.
Todos os medicamentos que restarem de um tratamento, e todos aqueles que venceram, você poderá encaminha-los para um centro de saúde, mais específico a farmácia do posto de saúde de sua cidade. NUNCA DESCARTE MEDICAMENTOS NA LIXEIRA, VASO SANITÁRIO OU NO SEU JARDIM. Essa atitude pode contaminar os lençóis de água.

As letras ficaram diferentes por que escrevi no word, mas fui eu mesmo que fiz ta? Aqui não tem ctrol C ctrol V...rsrsrs

Bjinhos

Um comentário:

  1. Parabéns!!! ficou ótimo... nossa eu sempre descartei remédios vencidos jogando no lixo... quer dizer que devo levá-los a uma farmácia ou posto de saúde? ... obrigada pelas dicas... isso sim que é colaborar...rs... beijoooooo

    ResponderExcluir