quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Algumas dicas...

Há alguns dias venho reparando certas coisas que algumas mães fazem pra seus filhos que me deixam indignada. Talvez pela ignorância, no real sentido da palavra, ou talvez por costume. Existem recomendações médica para certas atidudes com bebês que devem ser seguidas. Não por capricho, mas pela saúde dos bebês.

Laticínios por exemplo. Principalmente os iogurtes, são perigosos à saúde dos bebês com menos de 1 ano. É arriscado oferecer esses produtos à eles, e também desnecessário! Um iogurte, mesmo que "não contenha corantes" pode causar infeccção intestinal no bebê, podendo levar à morte. PODE acontecer. Se pode acontecer, não dê. Seu bebê não vai sentir falta, ele nem sabe que isso existe. Além do mais, o iogurte contém cálcio, que pode atrapahar a absorsão do ferro e zinco (gravidinhas também evitem iogurtes logo após as principais refeições!) Iogurte é saudável, faz bem! Mas evite oferecer a seu filho antes de 1 ano. Veja aqui o que o site Baby Center diz sobre iogurtes e geléias. Mas se você não concordar e oferecer iogurte a seu filho, mantenha o iogurte em excelente estado de conservação, do supermercado direto pra sua geladeira e no prazo de validade.

Papinhas salgadas. Se seu bebê já tem mais de 6 meses, você já pode oferecer a ele papinhas salgadas (mas sem sal). Pela aceitabilidade, comece com purê só de batata-salsa. Se comer bem, nos próximos dias acrescente cenoura no purê. Mais uns dias e acrescente abobrinha, beterraba, frango, macarrão cabelinho de anjo, arroz e outros tantos legumes. Coloque um fiozinho de azeite de oliva ou oleo de girassol no purê, pois ajuda no funcionamento do intestino e é gordura boa. Mas não coloque ferver na sopinha, pois depois que o oleo ou azeite esquentam, perdem seu efeito benéfico. Recomenda-se oferecer suco de laranja lima após as refeições por conter vitamina C, que ajuda na absorsão do ferro. Dê papinha em forma de purê até que seu filho tenha pelo menos dois dentinhos. Só então, se quiser, ofereca a papinha somente amassadinha. Essa história de que seu filho "precisa aprender a mastigar" é bobagem. Mastigar é instinto, ele já sabe. Deixe que pelo menos ele tenha dentinhos pra "mastigar" a comidinha amassada, se não ele só vai se engasgar. Outra coisa: seu bebê pode comer da comida que você faz em sua casa, pra sua família. Mas só depois de 8 meses. Antes disso não é recomendado oferecer alimentos com sal, caldos e temperos fortes.

Papinhas doces. Comece pela banana ou mamão. São mais docinhas e mais fáceis de serem aceitas, também pela textura. Maça e pêra deixe pra quando seu bebê já estiver acostumado com as frutas. No início, recomendo que cozinhe a maça e a pêra e depois faça purê. Eles adoram! Deixe frutas mais gordurosas, como o abacate, pra quando seu bebê tiver 8 meses ou mais.

Se seu bebê tem menos de 4 meses nem sonhe em querer que ele fique de pezinho no seu colo! Respeite seu desenvolvimento! Bebês menores de 4 meses não têm estrutura de coluna pra ficarem eretos. O mesmo vale pra bebês que são precocemente estimulados a ficarem sentados. Sou mãe e sei que "não vemos a hora" de nosso filho estar numa fase mais desenvolvida. Mas espera a hora certa chegar. Seu filho vai ficar ereto, vai ficar sentado, vai engatinhar e andar. Isso eu prometo! Uns mais cedos, outros mais tarde. Mas vão! Deixe se filho se desenvolver sozinho. Exercicios estimulantes são saudáveis, mas até certo ponto! Seja prudente!

Balas, pirulitos e chocolates. Outra coisa que fico boba é ver pais que oferecem esses doces à seus bebês. Tem muito açucar, podem formar cáries. E também é desnecessário para a formação do seu filho. Assim como a Coca-cola. Já vi mães oferecerem Coca na mamdeira!! Não preciso nem falar o que penso né?! aff

Ontem na escolinha conversando com uma mãe, ela me disse que o pedi so seu filho de 1 ano, disse que é pra tirar a mamadeira dele, que não precisa mais. Que 1 hora depois do almoço era pra ela oferecer alguma "sobremesa" tipo arroz doce pra ele, em vez da mamadeira. Pensaaaaaaaaaa! Ele ainda disse que mamadeira a noite é coisa de mãe preguiçosa! Faça-me o favor!

Coisa mais gostosa é vê-los tomando o mamá sozinhos, deitadinhos vendo tv de manhã quando acordam... O ato de mamar na mamadeira é gostoso pra eles, faz parte da infância, assim como a chupeta até uns dois anos de idade. É chamego deles. Mesmo a criança que mamou exclusivamente no peito, pode tomar mamadeira. Faz parte, repõe nutrientes que as vezes não são ingeridos. Sou a favor da mamadeira!

Bom, isso tudo foi o que aprendi na faculdade de farmácia e estou aprendendo com a faculdade interminável de ser mãe. Minha pedi e minha irmã também me deram algumas dicas.

Espero ter sido útil....

Beijinhos


8 comentários:

  1. Foi super util! Amei o texto! Nao sabia esta do yogurte! Yasmin ama yogurte e queijo. Fui instruida a dar estes lacticinios qdo ela fez 8 meses. Agora mamadeira e chupeta ela nunca acostumou eh peito mesmo amiga! Bjos a vc e no lindo do Dadi

    ResponderExcluir
  2. concordo com boa parte do que vc escreveu maninha!!! Muito bom!!! Só acho que não precisa bater no liquidificador o purê, e sou super a favor do "mimo" da mamadeira DEPOIS que não se mama mais no peito, e a chupeta nas horas de stress e soninho.

    ResponderExcluir
  3. Iogurte em bebes acima de 8 meses alem de liberado pela pediatra amigas medicas muito inteligentes e estudiosas dão ao seus bebes e estão longe de ser ignorantes. Nao como alimento da rotina diária mas eventualmente pode sim, sem problemas! E sobre absorção do ferro... Assim como a mamadeira nao deve ser dada próxima a refeição salgada pra nao prejudicar a absorção do ferro, o iogurte tb nao...ele entra numa papinha com frutas pela manha por exemplo.
    Eles podem nessa idade tb já comer uma sobremesa. Fruta melhor opção, mas eventualmente uma gelatina, pêssego em calda e ate um pudinzinho pode. Há quem opte por nao dar nada com açúcar ate os 2 anos, mas é uma escolha pessoal. Eles nao morrem por isso.
    Eu sou contra tb balas, pirulitos essas coisas e inclusive estou me modificando pra nao dar exemplo ruim. Deixando de comer bobagem na frente do Lucas que observa tudo q eu como e quer tb rs. Mas nao acho absurdo fazerem, apenas nao escolho isso pro Lucas.
    Eu tb nao gosto dessa pressa no desenvolvimento. Já chega a pressa do próprio Lucas! Minha mãe comprou andador eu já mandei trocar, nao quero. Acho coisa mais linda ele solto engatinhando se desenvolvendo naturalmente.
    Nao tenho pressa alguma nele começar andar logo. Nenhuma!
    Adoro observar o desenvolvimento dele natural, é uma das melhores coisas de viver pertinho dele diariamente.

    ResponderExcluir
  4. Nessa, tem muitas coisas que são liberadas para bebês mas que eventualmente podem fazem aml. Exemplo disso é o iogurte. Aqui em Palotina morreu uma menina de 8 meses que a mãe deu iogurte e causou infecção intestinal. Esse ano aconteceu novamente com outro bebê, mas esse não morreu, mas quase. Ai eu penso que se PODE acontecer, é melhor evitar. Sendo o iogurte algo desnecessário, então eu aconselho evitar. Os doces também são desnecessários e fazem mal sim, pois muitas crianças deixam de comer frutas e legumes depois de experimentar os doces... Sempre penso que o que é desnecessário deve ser evitado... mas como vc disse, isso é uma opção de cada mãe...

    ResponderExcluir
  5. Carla. Hoje vim para avisar que o Crescendo Juntas foi privatizado. Eu gostaria muito que você aceitasse o convite para continuar por lá. Para isso eu preciso de seu e-mail que você poderá enviar para: crescendojuntas@gmail.com. Muito obrigada. Renata.

    ResponderExcluir
  6. hum!!eu sempre dou frutas aos meus filhotes,eles amam,principalmente banana.
    amo seu cantinho!!

    ResponderExcluir
  7. Olha... por enquando o Gugu está esclusivamente no peito, eu pretendo seguir o que a Pediatra dele disser..
    Ela conhecendo ele, deve saber o que é ou nao recomendado, até porque cada caso é um caso...
    Mais pretendo aplicar uma alimentação o mais saudavel possivel, quero começar de pequeno pra ele ja ir aprendendo.
    bjO

    ResponderExcluir
  8. Feliz Natal amigaaa! Pra vc e toda sua família! Gostaria de convidá-la a participar da 1ª Blogagem Coletiva do meu blog : " Minha Carta à Jesus Cristo! Passa lá!

    ResponderExcluir