domingo, 5 de dezembro de 2010

Sobre gestação e Preparativos

Estava eu aqui trabalhando... domingão, com chuva...o movimento é baixo.. 

Já havia visitado todos os blogs, orkuts, globo.com, radarbo.com.br, e vários outros sites que visito todos os dias ou quando não tenho mais o que fazer...

Quando já estava sem inspiração do que pesquisar, entrei no site do Guia do Bebê, que acredito que a maioria das mamães já deve ter se cadastrado...

Achei umas informações que eu desconhecia (ou fingia desconhecer)  e acredito que muitas mamães (e futuras mamães) também desconhecem:

* O óleo de linhaça nos últimos 4 meses de gestação aumenta o risco de parto prematuro (mas a semente de linhaça pode, segundo o site)

*  Ao contrário do que eu (e muitas mulheres e nutricionistas) acham, a gestante não deve nem pensar em perder peso por estar insatisfeita com os quilinhos a mais, já que as deficiências nutricionais podem interferir na formação e no crescimento do bebê. Todas as vitaminas são importantes no período em que o feto está em desenvolvimento. O ácido fólico, o ferro e o cálcio, por exemplo, são elementos fundamentais para que a gravidez ocorra normalmente. ( e minha irmã, que é nutri, já me diz a muito tempo que quando se faz regime, tem que esperar pelo menos uns dois meses pra engravidar, pois no regime o corpo pode ter perdido muitas vitaminas e minerais).

* Não existe uma dose limite pré-estabelecida para a ingestão do álcool pela gestante que não prejudique o bebê. O álcool é uma substância com livre passagem pela placenta e, portanto, livre passagem para o feto. O risco de aborto espontâneo quase dobra quando a gestante consome álcool. O álcool deve ser evitado durante a gestação e durante todo o período de amamentação, pois o álcool pode passar para o bebê através do leite materno.

E agora uma dica para as mamães que estão mais ou menos na mesma IG que eu:

A sacola da mamãe e do bebê devem ser preparadas desde o 7º mês de gestação

Sacola da mamãe
01 - pacote de absorvente próprio para o pós-parto
01 - chinelo de quarto
03 - jogos de camisolas que sejam de fácil manejo para a mamentação
01 - hobby para que as visitas não precisem ver os peitões repletos de leite  e ficarem constrangidas (hahaha essa dica é minha)
06 - calcinhas de tamanho maior do que usava antes de engravidar
01 - cinta pós-parto
01 - roupa para o dia de alta - roupa de gestante
02 - sutiãs de amamentação
- protetores de seios
- máquina fotográfica
- produtos de higiene íntima: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, toalhas... Secador, maquiagem e um brinco discreto e bonito (essas dicas tb são minhas, pois a gnt não quer ficar feia nas fotos que guardaremos pra sempre!!)

Sacola do bebê
01 - creme para prevenção de assaduras
01 - pacote de fralda descartável (tamanho recém-nascido e P)
03 - conjunto pagão com calça
03 - conjunto de lã de acordo com o clima
03 - macacão de recém-nascido
02 - lençol de bercinho
01 - manta (de acordo com a estação)
06 - fraldas de pano (brancas, sem pintura)
01 - escovinha macia para cabelos
02 - sapatinhos e luvas de lã (no frio)
- lembrancinhas
- enfeite de porta
Esta é a lista mínima, fica a critério de cada um o que desejar levar a mais.

Documentos
- RG da paciente
- Carteira de convênio (caso tenha convênio, o Hospital exige na internação)
- CIC e RG do marido (ou acompanhante)
- Guia de internação (informe-se junto ao seu convênio se pode ser fornecida antes do parto, pois facilita muito no momento de internar).

Parece cedo para organizar as malinhas, mas é melhor prevenir!

Semana que vem vou lavar as roupinhas que vou levar para a maternidade, com sabão neutro. E já vou deixar a malinha preparada, pois vou pra praia dia 28/12 e não quero ter imprevistos logo na praia né. 

Bjinhos e bom domingo!!

6 comentários:

  1. Escrevi um super comentário e o browser sei la o que falhou e apagou tudo!!!
    Agora to com preguiça kkkk

    ResponderExcluir
  2. Vixiiii quanta coisa né? E vocÊ ainda deve um post completo do chá D.Carla.

    Quanto ao antes de pois, ainda não me sinto bempara o depois hahaha, ainda tenho muito chão pela frente.

    Ai amiga, fiquei preocupada com essa história de regime X engravidar. Mas ainda vou confiar na minha GO que é super recomendada aqui, especialista e tudo mais, e na nutricionista que ta me acopanhando, ambas me disseram que não tem problema desde que eu tenha a alimentação equilibrada e sem faltar nenhum nutriante sequer, que eu coma para o bebê e não pra mim. Apesar de que se engravidar não farei amis dieta. E tb estou usando polivitaminicos desde já. Então sei lá...vai muito de cada médico e de cada pessoa. Estou nas mãos do Senhor!

    Beijos linda e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, amiga. A gente não quer que o Davi venha antes da hora, mas se vier, tudo tem que estar arrumado e organizado, né?! Espero que vc aproveite muito a viagem e que não esqueça de postar as fotos do chá antes, ok?!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!!!
    As tuas dicas são valiosas mesmo!
    Quando li sobre o óleo de linhaça fiquei assustada, mas depois vi que tu disse que a semente tá liberada! Ufa! Como quase todos os dias!
    E quanto à mala da maternidade, eu já tinha ouvido falar para deixar pronta desde o sétimo mês, pois em caso de imprevisto se evita correria desnecessária, né!
    Adorei as listas que tu colocou. Já tinha pensado nas coisas que colocarei na mala, as não pensei no roupão. Super dica tua!
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  5. Carlinha, adorei as dicas... Muito válidas. Tem que se cuidar mesmo, deixa o Davi mais tempo ai na casinha dele... rs!
    Sétimo mês com certeza já é a hr de estar com td pronto meeeesmo.
    Aproveita a viagem viuu?
    bjos pra vc e pro principe...

    ResponderExcluir
  6. Amiga, já li esse site de cabo a rabo. Recebo toda semana por email a "semana do meu bebê". É incrícel como tudo bate certinho com o que estou passando.
    As dicas da malinha eu até imprimi pra fazer as nossas malas, minha e do Bernardo.
    Já lavei todas as roupinhas dele, só faltam as coisas maiores, como toalhas, kit berço... E hj vou começar a passar. É tudo muito encantador!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir